Acesse o Site do NASPA!

quarta-feira, 15 de junho de 2016

OFICINA RESGATE CULTURAL DO SABER POPULAR DOS RAIZEIROS (AS) DE ALTO PARAISO DE GOIÁS - MAIO DE 2016

No mês de maio de 2016, os bolsistas do Centro UnB Cerrado tiveram a oficina Resgate Cultural do Saber Popular dos Raizeiros (as) de Alto Paraiso de Goiás, nos dias 9, 16 e 23 de maio, com a Tutora Clara Carmoni, Washington Andrade Silva (Tom das Ervas) e Doutora Mieko Kanegae.


Inicialmente, no dia 9, discutimos sobre Raizeiros (as) da região de Alto Paraíso e sua importância para a cultura da cidade. Também foi falado sobre o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), as diferenças entre patrimônio material (igrejas, livros, cartas e objetos em geral) e imaterial (Saberes, crenças, habilidades, práticas e o modo de ser das pessoas), a Lei 13123, de 20 de maio de 2015. Além disso também foi explicado sobre o que são comunidades tradicionais, onde os raizeiros estão inseridos.



No dia 16 o grupo visitou o raizeiro Tom das Ervas em sua loja, onde ele trabalha com diversos tipos de plantas medicinais. Ele fez uma breve apresentação, e iniciou uma roda de conversa sobre plantas medicinais e suas propriedades. 

Após a conversa, o grupo realizou uma saída de campo para identificar plantas medicinais do cerrado, como Pacari, Vergateza e Clitória.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário