Acesse o Site do NASPA!

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

V FEIRA DE SEMENTES E MUDAS DA CHAPADA DOS VEADEIROS



Nos dias 25, 26 e 27 de setembro (sexta, sábado e domingo) aconteceu a V Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso de Goiás.
A Feira de Sementes e Mudas desde a sua primeira edição em 2011 vem reunindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pequenos produtores, representantes de comunidades locais, representantes do poder público, ONGs, estudantes e pesquisadores, proporcionando um rico ambiente de intercâmbio de experiências e troca de saberes.



A Feira tem como objetivo fortalecer uma rede de conservação, difusão, troca e comercialização de mudas e sementes, principalmente as crioulas e florestais, além de divulgar as tecnologias e práticas agroecológicas da nossa região. É também um espaço de intercâmbio e formação sobre agroecologia e segurança alimentar.




Neste ano, o evento contou com inúmeras oficinas, palestras e atrações que completam toda a rede de conhecimento desse evento:







SEXTA:

Oficina "Controlar Meu Dinheiro no Campo" - SEBRAE:

A temática da Oficina era orientar o pequeno empresário, da área rural, a como controlar e administrar o dinheiro a seu favor nos negócios

O palestrante proporcionou uma conscientização de que atualmente o produto industrializado tem ganhando força no mercado, devido a praticidade em um mundo onde tempo é dinheiro, ou seja, o agricultor local, e de pequeno porte, acaba sendo desvalorizado, portando, Carlos Maia, orienta que controlar seus custos e o dinheiro pode ser um ponto de partida de conseguir espaço no mercado.


Texto: Gabriela Sagres

Oficina de Identificação de Árvores pelas Ruas de Alto Paraíso - Herbanário Carapiá:


Oficina "Custos para Produzir no Campo" - SEBRAE:

A temática da Oficina era orientar o pequeno empresário, da área rural, a compreender como funciona, quais os benefícios trazem o ato de usar planilhas ou anotações para controle de despesas, custos e margem de lucro.

Na Oficina, o Palestrante deu exemplos de como reduzir gastos, como fabricar o próprio alimento para o gado, assim diminuem os custos, proporcionando economia, e também possibilita o uso desse alimento como uma outra fonte de renda, caso seja necessário.


Texto: Gabriela Sagres

Oficina "Viveiros, Germinação de Sementes e Produção de Mudas"



Saída de Campo e Vivência Eco-pedagógica no Instituto Biorregional do Cerrado - IBC:



SÁBADO:

Saída de Campo para Observação de Restauração de Área Degradada dentro do PNCV:



Oficina sobre Gestão de Bancos de Sementes Comunitárias e Familiares:

A Oficina foi moderada pelo Eng° Agrônomo Rodrigo Almeida Noronha, o qual realiza atividades na Coopertiva Goiás Orgânico e no Projeto Sementes do Amanhã. Para conduzir a oficina, foram convidados os agricultores Elias Freitas Mesquita e Gabriel Divino Mesquita (Bié), agricultores do Sítio Promessas de Futuro, localizado em Pirenópolis – GO.

O agricultor Elias Mesquita iniciou o tema resgatando a importância e os principais motivos para se criar e manter Bancos de sementes familiares, onde frisou pontos como o resgate e a recuperação de variedades locais; a autonomia financeira; a qualidade nutricional, genética e gastronômica dos produtos; e a soberania alimentar. 

A oficina foi intensa em informações técnicas e troca de conhecimento entre os agricultores. Todos saíram satisfeitos, principalmente com as experiências compartilhadas pelo agricultor Elias. 



Texto: Hanna Schuler

Oficina "Restauração Ecológica do Cerrado":


Reunião da Rede Pouso Alto Agroecologia:




DOMINGO:



Nenhum comentário:

Postar um comentário